Os 4 pilares do Saneamento
- Marina Petrillo
- 31 de jul. de 2020
- 2 min de leitura
Você sabia que o Saneamento é divido em quatro vertentes?
Todos os quatro pilares tem como objetivo garantir a saúde pública, qualidade de vida e preservação dos recursos naturais. Lembrando que, de acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), a cada 1 real investido em saneamento, economiza-se 4 reais em saúde, o que deixa claro a relação de um saneamento adequado com a saúde pública. Lembrando também que todos esses pilares entram como direitos do cidadão, todos deveriam ter acesso à esses 4 serviços de forma adequada em relação à qualidade e quantidade.
Então vamos falar quais são essas 4 vertentes.
1- Abastecimento de água
O Abastecimento de água abrange desde sua captação em corpos hídricos estabelecidos, ou seja, existem locais determinados pela legislação que a água pode ser captada. O seu tratamento, que acontece pelo órgão municipal na maioria das vezes e a sua distribuição que acontece por meio das redes de tubulações do município. (Existem algumas alternativas para captação de água que iremos falar em outros posts).
2- Esgotamento sanitário
O esgotamento sanitário é constituído pela captação do esgoto em sua fonte, residências, indústrias, comércios e etc. Por sua rede de transporte, que são as tubulações e levado para a Estação de Tratamento ou diretamente para um corpo hídrico caso não haja tratamento (Segundo dados do Instituto Trata Brasil, apenas 38% do esgoto produzido no país é tratado. O resto é devolvido à natureza sem o devido tratamento).
3- Drenagem Urbana
O sistema de drenagem urbana começa pela captação das água pluviais, lembrando que a rede de esgoto não é a mesma de águas pluviais, o seu direcionamento pela sarjetas, bocas de lobo e galerias pluviais com sua disposição final em corpos hídricos específicos. (Em nosso blog temos o manual do sistema de captação de água da chuva, ótimo alternativa para captação de água e economia).
4- Manejo de Resíduos Sólidos
O manejo de resíduos sólidos inclui desde as lixeiras (pontos de coleta da cidade) colocadas pelo município de forma correta nas ruas, a sua coleta e transporte feitos pelos caminhões de lixo, seu tratamento e sua disposição final, que são, algumas vezes, os aterros sanitários. Existem diversas alternativas para reutilização e reciclagem de resíduos sólidos, como a coleta seletiva, usinas de compostagem e de reciclagem, etc. Em outro post iremos falar sobre os desafios e possíveis soluções para o manejo de resíduos sólidos.
Esperamos ter esclarecido algumas questões relacionadas ao saneamento. Qualquer dúvida entre em contato conosco.
Email: saneamentosustentavelufop@gmail.com
Instagram: saneamentosustentavel
Facebook: fb.com/saneamentosustentavel
Comments